Pulp Fiction – Tempo de Violência

(Pulp Fiction, 1994 – EUA)

“Não odeia isso? O quê? Os silêncios que incomodam. Por que temos que falar de idiotices para nos sentirmos bem? Não sei. É uma boa pergunta. É assim que sabe que encontrou alguém especial. Quando pode calar a boca um minuto e sentir-se à vontade em silêncio.” Depois do diálogo transcrito acima Quentin Tarantino me ganhou de vez, já não importava o que mais viria pela frente. A seqüência é longa, mas do detalhe do milk shake até a caminhada ao banheiro há um quê de genial em cada detalhe, a câmera pegando os atores em perfil, o jogo de plano contra-plano, os cortes entre um Vincent incomodado e Mia com olhar penetrante, a música compassada ao ritmo do diálogo, o ambiente anos 50, o tom de voz, o uso do canudo, tudo.
Aliás, são inúmeras cenas inesquecíveis, que mereceriam ser detalhadas, revistas. Desde os lábios vermelhos de Uma Thurman ao microfone, o diálogo pré-assalto de Tim Roth, os dois gangsteres com paletós ensangüentados. Tarantino teceu uma fascinante homenagem a literatura Pulp, criou um filme cult, inaugurou um estilo próprio e pop.
O sangue e a violência estão por toda a parte, a narrativa com ordem cronológica bagunçada é somente mais uma peça chave desse quebra-cabeças, é um filme cheio de referências (espada, moto, twist), e a maneira como Tarantino orquestra todas é fascinante. Essa violência que nos fascina é terrivelmente romântica, quase deliramos com um apertar de gatilho, o sangue jorrando, o humor sarcástico dos assassinos. Num filme sem mocinhos, os bandidos ficam mais fascinantes, ainda mais quando a dupla é formada pelos inspirados John Travolta e Samuel L. Jackson. Todos os personagens são marcantes, desde o figurino, passando pelo estilo, modo de falar e principalmente pelos olhares, ninguém passa em branco em Pulp Fiction.

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s