O Silêncio – Mostra Ingmar Bergman no CCBB

Tystnaden (1963 – SUE)

Duas irmãs seguem em viagem de trem, uma muito enferma, a outra carregando seu filho pequeno, acabam por parar num país estrangeiro, cuja idioma não se comunicam. Num hotel, aparentemente, grandioso e quase vazio, Ingmar Bergman traz o desfecho da sua Trilogia do Silêncio, com toques surrealistas e uma espécie de laboratório para sua obra-prima Persona.

O primeiro ponto explorado magnificamente é a sensualidade, Anna (Gunnel Lindblom se porta como uma Sophia Loren sueca) pede ao filho para passar sabonete em suas costas, semi-nua deita-se na cama para um cochilo com o pequeno, Bergman esmiuça a sensualidade da atriz, sensualidade essa vital para o grande tema de embate entre as irmãs.

Sim, o grande mote do filme é a complexa relação entre as irmãs, a enferma se porta como recatada, enquanto a outra impulsiva sexualmente, são opostos. Uma se destaca pelo lado intelectual, trabalha como tradutora. A outra encanta homens, exala sensualidade, desbrava sua libido a seu bel-prazer.

Entre os embates, o pequeno garoto divide-se entre mãe e tia e a possibilidade de desbravar o hotel, encontrando um grupo de anões falando em espanhol, ou funcionário do hotel que brinca de teatrinho com a comida. Enquanto isso Ester (Ingrid Thulin), mesmo convalescente, se coloca autoritária, assume a figura rígida do pai como única forma de tentar controlar a irmã, psicanalitica e regisionamente, há a li uma espécie de amor além da ligação de sangue. Amor esse que extrapola, que evoca atitudes ainda mais libertárias, causando ainda maior incomunicabilidade entre elas, a distancia que o país estranho, o hotel desconhecido, apenas circulam.

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s