Uma Mente Brilhante

Publicado: fevereiro 17, 2002 em Cinema
Tags:, , ,

umamentebrilhanteA Beautiful Mind (2001 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Foi o primeiro filme a qual escrevi um texto que gerou post na internet, por isso, de minha parte, talvez haja uma dose além de generosidade, ao analisá-lo. O filme retrata a história do brilhante matemático John Forbes Nash Jr (Russel Crowe), desde sua entrada na Universidade até o reconhecimento com o prêmio Nobel. Um homem atormentado por sua inteligência, e por uma incessante busca por um trabalho relevante que se torna ainda mais obsessiva ao assistir seus colegas criando teses e publicando artigos. O matemático ciumento passa dias fazendo contas no vidro da janela, observando pombos, coisas de maluco. Não lhe faltam esquisitices, trejeitos e comportamentos antissociais, e graves problemas esquizofrênicos.

De formando a professor, e depois trabalhando para o serviço secreto do Pentágono decifrando códigos comunistas em todos os tipos de meio de comunicação escritos. O ritmo frenético de seu cérebro, a personalidade complexa, pouco a pouco os comportamentos estranhos assustam sua esposa (Jennifer Connelly). Daí em diante, o que vemos é um homem incapaz de controlar seu intelecto, um prisioneiro de sua própria, e privilegiada, mente. Russel Crowe, em atuação exemplar, carregado de emoção e com um quê de coitado, consegue nos passar a ideia de uma pessoa perturbada, esquizofrênica, que vive alheia à sociedade.

Mitos criticam o filme por omitir fatos importantes, como uma possível bissexualidade de Nash. O diretor Ron Howard preferiu um enfoque maior da perda do controle de seu personagem, a doença mental deflagrada e sua destruição completa, mantendo a linha sentimental o que facilita o diálogo com um público maior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s