Um Tiro de Misericórdia

Publicado: março 9, 2002 em Cinema
Tags:, , , ,

umtirodemisericordiaState of Grace (1990 – EUA/RU) estrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinza

Terry Nooan (Sean Penn) é um delinqüente juvenil que sumiu por uns tempos e volta a aparecer em seu antigo bairro. Lá ele procura um velho amigo, em busca de ajuda, após ter matado dois homens numa negociação de drogas. A proteção é oferecida pelo amigo desajustado Jackie Flannery (Gary Oldman), que faz parte de uma família mafiosa cujo líder é seu irmão, o frio Frankie Flannery (Ed Harris). Terry é bem aceito na gangue e começa a trabalhar em parceria com seu velho amigo. A volta às origens marca, também, o reencontro com seu antigo amor, Kathleen (Robin Wright), irmã de Jackie e Frankie.

Kathleen é totalmente contra ao estilo de vida dos irmãos, mas a paixão antiga bate forte em seu coração e, obviamente, vai parar nos braços de Terry novamente. Tudo parecia muito bem, até um dos dois homens “assassinados” (John Turturro em pequena participação) por Terry aparecer à sua procura. O roteiro pouco inspirado entrega ali o seu grande segredo, a reviravolta da história, colocando Terry num dilema entre amizade e a lei.

Talvez o fato mais relevante do filme ocorreu longe das telas, foi durante as filmagens que o casal Sean Penn e Robin Wright se conheceram. O diretor Phil Joanou esboça muita superficialidade em sua maneira de narrar máfia irlandesa enraizada em Nova York. Por exemplo, a cena de tiroteio no bar, onde os envolvidos trocam vários tiros, frente a frente, acertando apenas as garrafas, é um daqueles momentos péssimos do cinema! O show fica por conta de Gary Oldman (sempre ele) que transforma Jackie num excêntrico adorador de violência, sexo e bebida, mas com um sorriso inocente e cativante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s