Homem-Aranha

homem-aranhaSpider-Man (2002 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Havia inúmeras expectativas pelo filme, de certo o mais esperado do primeiro semestre de 2002. Do fascínio pelo super-herói em questão à eliminada cena do World Trade Center (devido aos atentados de 11 de Setembro), Sam Raimi conseguiu derrubar diretores de maior prestígio e bater recordes de bilheteria. Confirmar as expectativas e abrir caminho para outros capítulos do super-aracnídeo.

Peter Parker (Tobey Maguire) divide sua vida entre os estudos, e o jornal da escola. Sonha em ser fotógrafo, mas é também fascinado por ciências. Atrapalhado, tímido, cara de nerd, quem lia os HQ’s sabe dos pais que morreram e que ele foi criado pelos tios. Ele representa uma incontável quantidade de adolescentes com as aflições de futuro, os traumas e tabus do presente. O mais interessante de Peter Parker, talvez, seja o seu eu fora do herói, o quanto coloca os pés pelas mãos, e todas essas atitudes que nós repetimos diariamente. A paixão, desde criança, por sua vizinha Mary Jane Watson (Kirsten Dunst), que, claro, é a mais bela aluna da classe. Sua amizade com Harry Osborn (James Franco), filho do milionário Norman Osborn (Willem Daffoe), dono de uma famosa empresa de biotecnologia.

Raimi é muito feliz em tratar de toda a base que forma o personagem: a picada da aranha, a adolescência rebelde, a fatalidade familiar e o peso da culpa, as mutações de seu corpo até se tornar o Homem-Aranha Além do outro lado da história, Norman realizando testes desesperados em seu próprio corpo e se tornando o Duende Verde. Enfim, as reviravoltas que os colocam frente-a-frente. Parker carrega vingança, raiva, sentimentos tão díspares do doce Parker que se formava até então. A trama pessoal transcorre com amores, desencontros, separações, um triângulo amoroso que se forma. Por outro lado, sequencias de ação eletrizantes, espetaculares efeitos especiais, tudo culminando num adolescente protagonista de um filme grande, que atende eficazmente as expectativas. Possivelmente o Blockbuster do ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s