Kolya – Uma Lição de Amor

KolyaKolja (1996 – Rep Tcheca) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

O filme todo eu me perguntando o que o Sean Connery fazia num filme tcheco. Na verdade era o ator Andrej Chalimon, mas eles não se parecem realmente? Filme foi vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro em 1997. Sob direção, repleta de comoção, de Jan Sverák, a história transcorre na época do domínio russo (Gorbachev) sobre os países do leste europeu. E mm dos pontos principais do filme é mostrar os sentimentos dos tchecos em relação a esse domínio russo. Soldados monitorando as ruas de Praga, o detalhe das bandeiras nas janelas, e etc.

Rabugento, solteirão, mulherengo e desempregado, Louka Frantisek (Zdenek Sverák, além de ator é roteirista e paid do diretor) é um violoncelista decadente. Após ser expulso da Filarmônica, vive agora de tocar em funerais, além de restaurar lápides para ganhar um extra. Precisando de dinheiro, ele acaba aceitando a proposta de um amigo para fazer um casamento de conveniência com uma moça russa que precisa da cidadania tcheca. Poucos dias depois a moça vai para a Alemanha Ocidental e deixa o filho Kolya (Andrej Chalimon) com a avó.

Ela sofre uma crise de saúde e o garoto é enviado para Louka. A polícia russa investiga a fuga da moça, por isso, por mais que rejeite a criança mas sente-se obrigado a ficar com o garoto, por um tempo.  O relacionamento dos dois é complicado, Louka não gosta de crianças, não tem o menor jeito. O garoto genioso e não fala tcheco. O relacionamento pai e filho entre eles é cativante, principalmente pela semelhança comportamento dos dois. Kolya é meigo, ao seu jeito, e acaba conquistando o durão Louka. Claro que a mãe reaparece na história, e o grau de comoção é elevado a enésima potência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s