Ed Wood

ed_woodEd Wood (1994 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Que figura sensacional foi Ed Wood (Johnny Deep), e, sem dúvida, nenhum outro cineasta tem uma carreira onde uma cinebiografia, sobre o pior cineasta do mundo, se encaixaria de maneira tão homogênea. Terror B, filmes realizados de qualquer jeito, chega a ser impressionante como Ed Wood conseguia dinheiro para financiar seus filmes, tamanho o descuidado que tinha com os detalhes. Transformava, sem o menor pudor, um lençol num polvo gigante, como se o cinema fosse um teatrinho de escola.  Seu jeito de dirigir filmes, de escrever, por si valeriam esse estudo, mas a figura de Ed Wood era ainda mais complexa, à época, e já tinha manias de usar roupas de mulher, um escândalo e ainda tão carismático.

A trama parte de Ed Wood como um aspirante de cineasta, namorando com Dolores Fuller (Sarah Jessica Parker), uma atriz sem sucesso. Ele faz de tudo para conseguir transformar suas idéias estapafúrdias em filmes, e após um encontro casual, com o antigo astro de filmes de terror, e agora decadente Bela Lugosi, finalmente consegue produzir seu primeiro trabalho. O primeiro fracasso não o deteve, aproveitando-se de Lugosi, ele continua se esforçando para conseguir patrocínios.

Em sua opinião tudo sempre estava perfeito (essa é uma frase muito usada por ele). De maneira amadora e improvisada, porém com entusiasmo contagiante, ele cativava as pessoas. E assim conquistou sua nova namorada, Kathy O’Hara (Patricia Arquette), e construiu sua carreira louca e improvável. Pelas mãos de Tim Burton, e sua atmosfera macabra, alicerçada na linda fotografia em preto e branco, nasce essa bela homenagem a Ed Wood e Bela Lugosi. Mas, é a interpretação de Johnny Deep e de Martin Landau, os grandes trunfos que transformam este, no grande acerto da carreira de Burton, quem diria, logo o filme sobre o cineasta dos erros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s