Uma Simples Formalidade

umasimplesformalidadeUna Pura Formalità (1994 – FRA/ITA) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

O filme começa com a câmera na posição dos olhos do personagem. Numa noite, no meio da floresta, o cano de um revólver aproxima-se cada vez mais das lentes. Ouve-se um disparo, e a imagem nos faz sentir correr em disparada por entre a mata, a respiração cada vez mais ofegante, a visão começa a ficar distorcida, e o desespero controlar a pessoa, até que o corpo cai. Começa assim mais um filme do diretor italiano Giuseppe Tornatore.

Onoff (Gérard Depardieu), famoso escritor de romances é encontrado, em meio a uma chuva torrencial, numa estrada pouco movimentada. Sem portar documentos, acaba levado à delegacia para averiguações rotineiras. Na região um crime hediondo ocorrera. A situação insinua o escritor como principal suspeito. O comissário, mesmo sendo grande fã de suas obras, não irá poupar artimanhas para conseguir respostas e porque não uma confissão, fazendo o escritor repensar seu passado.

Levado à delegacia, o local é um buraco, as goteiras brotam do teto, a infra-estrutura é zero, Onoff está descontente com a situação, se altera e chega às vias de fato com alguns policiais. Chega o comissário (Roman Polanski) e os dois começam uma conversa “informal” que se torna um interrogatório tenso e cheio de suspeitas. O roteiro cria um mar de pistas falsas para despistar os adivinhadores de plantão, esse cômodo artifício pode enganar parte do público, mas não demonstra nenhum brilhantismo. E, obviamente, veio uma grande reviravolta no final. O interrogatório protagonizado por Gérard Depardieu e Roman Polanski deveria ser o grande trunfo, mas de tão arrastado e mecânico, ofusca o possível brilho do filme. Os flashblacks são confusos, vem à tona como lapsos de memória do escritor, um quebra-cabeça em frangalhos. Tornatore peca nitidamente na direção dos atores e na condução de alguns diálogos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s