O Advogado do Diabo

oadvogadododiaboThe Devil’s Advocate (1997 – EUA) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

O jovem advogado criminalista Kevin Lomax (Keanu Reeves) se vangloria de nunca ter perdido um caso. Mora com sua esposa Mary Ann (Charlize Theron), numa pequena cidade da Flórida, onde dividem um simplório escritório, e ali lutam com dignidade em suas carreiras. A fama instantânea de sucessos corre o país, e logo um grande escritório de advocacia de Nova York faz-lhe uma proposta de trabalho milionária.

O presidente é o sinistro John Milton (Al Pacino), um homem mais que misterioso, alguém com um poder de persuasão ilimitado, uma sensibilidade aguçada, um anormal dom manipulador. Kevin está maravilhado com a nova vida, porém a ascensão meteórica na carreira é diretamente proporcional aos problemas que passa a enfrentar no casamento, Mary Ann não se adapta a vida de dondoca, começa a sofrer alucinações, estranhas visões, mania de perseguição.

Desde o princípio da trama, o livre-arbítrio e a vaidade são temas claramente explorados. O roteiro manipula os personagens, deixando clara a verdadeira faceta diabólica de John Milton.  Taylor Hackford é o homem por trás dessa manipulação, para entreter o público gasta tempo em julgamentos, cria um herói almofadinha, que não se deixa influenciar pela nova vida a não ser no quesito vaidade. Ouviremos à exaustão “A vaidade é meu pecado preferido” dita por John Milton. A vaidade como controle principal da mente humana, relacionada a dinheiro, desejo, sexo, sucesso, poder.

Um Al Pacino artificial, um Keanu Reeves sem graça alguma, essas coisas fazem a diferença, tem-se uma história manipuladora e medida, e de outro lado atores de renome com preguiça. Mas a direção de Hackford não é só de erros, entre seus altos e baixos, a cena do espelho é bem envolvente, assim como o desfecho apoteótico, por mais premeditado que possa parecer. São esses momentos que tornaram o filme sucesso no público médio. John Milton pode achar que “o livre-arbítrio é uma droga”, para mim é um dos segredos da humanidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s