A Síndrome da China

The China Syndrome (1979 –EUA) 

Era para ser uma simples reportagem sobre o funcionamento da primeira usina nuclear dos EUA. Nas mãos do diretor James Bridges nasce um importante estudo da liberdade de imprensa e das questões políticas que aproximam interesses do governo, da grande imprensa. E também, a questão de saúde pública e as proteções governamentais que vão de encontro ao interesse comum. Nesse jogo complexo, de vida em jogo, é travada a luta, nos bastidores, pela exibição de uma gravação comprometedora.

Kimberly Wells (Jane Fonda) apresenta notícias fúteis num telejornal, coisas como o aniversário de um tigre no zoológico. Sua emissora pretende fazer um especial sobre o funcionamento das usinas nucleares, nos EUA há uma em funcionamento e outra em processo de conclusão. Kimberly parte com o câmera Richard Adams (Michael Douglas) – ativista contra usinas nucleares, para a gravação da reportagem, até que um acidente na usina cria alvoroço na sala de controle. Richard percebe a preocupação do pessoal, tentando resolver o problema, e grava às escondidas toda a movimentação agitada na sala. Um furo nas mãos, mas a direção da emissora prefere entender melhor o que realmente aconteceu. antes de comprar briga com a usina. De outro lado, o supervisor da usina Jack Godell (Jack Lemmon) descobre a falta de interesse por segurança da alta cúpula, quando comparado aos milhões de dólares que estão perdendo com a usina fechada. São os interesses econômicos colocados acima de tudo.

Essa pequena pérola esquecida sumiu da mídia atualmente, mas causou frisson devido a um grave acidente nuclear, nos EUA, doze dias após sua estréia nos cinemas. Em resumo, é um suspense muito bem arranjado, com um Michael Douglas jovem e ativista cabeludo, e Jack Lemmon em outro momento de puro talento. Quando a cena não vai muito bem, basta apontar a camera em sua direção, que o clima de suspense está garantido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s