O Homem Errado

The Wrong Man (1956 – EUA) 

Não é surpreender acreditar que fosse possível, mas surpreendente é confirmar, como o estilo de fazer cinema de Hitchcock, consegue se encaixar, tão perfeitamente, num outro tipo de filme. Com introdução inicial do próprio diretor, o rei do suspense, mergulha na verídica história de um homem, que levava uma vida pacata, até ser confundido com um assaltante, muito temido num bairro comercial de Nova York. De início a narrativa o situa como um musico de clube noturno, uma vida sem luxo, com esposa (Vera Miles) e dois filhos.

Voltando de mais uma noite de trabalho, Manny (Henry Fonda) é levado por policiais, já na porta de sua casa, para algumas averiguações. Acusado de assaltar alguns estabelecimentos aterrorizando lojistas, a polícia chegou nele após ter sido reconhecido por algumas funcionárias de uma seguradora, em que ele esteve solicitando um empréstimo para um tratamento dentário de sua esposa. Tem início o calvário dessa humilde família, em provar a inocência desse homem, que está sendo reconhecido por testemunhas, e não consegue um álibi confiável.

Alfred Hitchcock nos remete ao mundo dessa gente singela e humilde, transportando o público para a casa dessa família. O rosto sofrido de Henry Fonda e sua expressão complacente são a grande carga dramática da narrativa, enquanto a música aparece nos momentos cruciais, é novamente Hitchcock se aproveitando das ferramentas que tem. É curioso como duas situações bastante complicadas são bem retratadas pelo filme; de um lado um homem honesto e preocupado com seus valores morais é reconhecido por algumas mulheres amedrontadas e vê sua vida ruir, em virtude desse fato a situação em casa fica abalada e as pessoas, nestes casos, tendem a perder o controle e ultrapassar seus limites. Hitchcock traz a discussão para dentro da vida cotidiana, e acerta de novo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s