falecomelaHable con Ella (2002 – ESP) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela

Deixando um pouco de lado as mulheres e mergulhando no universo masculino, o diretor Pedro Almodóvar conta aqui uma trama inusitada, com pequenos ares de sublime em alguns momentos. Com uso de muitos flashback’s, e ao seu melhor estilo de folhetim cheios de nuances, encontros de personagens e revelações, o espanhol narra os encontros amorosos entre a toueira e o jornalista, ou a relação entre o enfermeiro e a balariana, antes que os acidentes as colocasse hospitalizadas, em estado de coma.

As mulheres são as grandes inspirações destes personagens masculinos. Uma dose alta de voyeurismo, só que um voyeur especial, uma adoração tão ingênua que se torna perigosa. Nesse mergulho na  seara dos sentimentos masculinos Almodovar torna o enfermeiro e o jornalista amigos, um é introvertido, não sabe demonstrar sentimentos, já o outro expressa tudo o que sente, dedica-se de corpo e alma, ao seu amor. As cores fortes seguem presentes, mas com menor intensidade. É um Almodóvar delicado, que resgata a feminilidade entre personagens masculinos.

E Almodovar usa seu talento para inserir elementos que tragam esse toque em alguns grandes momentos como o delicioso filme mudo, ou a emocionante cena de Caetano Veloso cantando Cucurucucu Paloma, momentos esses que beiram o brilhantismo, que fogem completamente da narrativa central onde descobrimos detalhes que transformam príncipes em vilões. E por falar em Brasil, as citações musicais não param em Caetano, menciona-se Tom Jobim e há uma música lindamente cantada por Elis Regina logo no início.

.

comentários
  1. […] Fale com Ela [Pedro Almodóvar] […]

    Curtir

  2. Julieta | disse:

    […] seus trabalhos não tem sido aquela quase unanimidade que o marcara entre Carne Trêmula e Fale com Ela. Por isso, o cineasta espanhol parece tentar se reinventar, afinal o piloto automático não […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s