Pi

Pi (1998 – EUA) 

Mesmo com um orçamento modestíssimo (US$ 60 mil), o filme de estréia de Darren Aronofsky não poderia ter sido melhor. Além do impacto e repercussão, o prêmio de melhor diretor no Festival de Sundance. Roteiro muito esquemático, e audacioso, mexendo com questões polêmicas e intrigantes, numa tentativa de unificar e representar num único número ciência, religião e economia.

Max Cohen (Sean Gullette) é um gênio da matemática, solitário e excêntrico, que mora num pequeno apartamento, entre seus equipamentos eletrônicos e muitos insetos. Desde garoto tem dores de cabeça terríveis, e toma doses cavalares de remédios para suportá-las. Ele acredita que tudo no mundo segue um padrão, como na matemática, e tenta encontrar um conjunto de números, que aplicados em Wall Street, provem sua teoria. Sol Robeson (Mark Margolies) foi professor de Max e teve um derrame enquanto procurava uma padronização dentro do número Pi, Max sempre aconselha-se com ele enquanto jogam Go. Mergulhado entre os números Max passa dias em busca de respostas enquanto é cercado por alucinações, paranóias e é perseguido por investidores de Wall Street e alguns líderes de uma seita religiosa. O que Max não sabe é que ele está próximo de descobrir algo muito maior do que poderia imaginar.

O ritmo é frenético, os ângulos de câmeras são muitas vezes fora do comum e a fotografia preto e branco dá o toque alucinante que faltava. As inserções sonoras com músicas eletrônicas completam o clima muitas vezes paranóico flagrado no olhar profundo de Sean Gullette. Exemplo dessas características são as cenas com clima angustiante em frente ao espelho dão um clima angustiante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s