A Rainha Margot

Publicado: abril 4, 2003 em Cinema
Tags:

La Reine Margot (1994 – FRA)

Patrice Chéreau dirige essa grandiosa reconstrução de um dos episódios mais sangrentos da eternamente conturbada história França. A eterna disputa por poder, cobiça e conflitos religiosos em figurinos caprichosos, amores e envenenamentos.

O Rei da França em 1572 é o católico Carlos IX, o movimento protestante de reforma religiosa, conhecido também como calvinista, vem adquirindo um número maior de adeptos e as brigas freqüentes entre as diferentes religiões tem terminado em grandes derramamentos de sangue. Só que a mão que realmente comenda o reinado é de sua mãe, Catherine de Médici, uma fervorosa e diabólica católica que arquiteta a tocaia para executar mais de seis mil protestantes que haviam sido atraídos para o casamento entre o protestante Henri e Margot a irmã do Rei. A famosa Noite de São Bartolomeu.

Talvez o filme de Chéreau seja preocupado demais em narrar os fatos, em resgatar mais dessa história terrivelmente fascinante que foi a França em séculos sangrentos de traições e reviravoltas no poder. A reconstituição da época é divina, figurino e direção de arte tem um trabalho impecável, destaque para a fotografia também, mas tudo dentro de um cinema mais clássico e narrativo. Ficam as questões político-religiosas, as cenas e mais cenas de planos fechados nos olhares penetrantes de Adjani e essa infalível reconstituição milimétrica de fatos históricos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s