Tudo Sobre Minha Mãe

tudosobreminhamaeTodo Sobre Mi Madre (1999 – ESP) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela

Um desses momentos raros do cinema, a carreira de Pedro Almodóvar chega a plenitude. O casamento perfeito entre o bizarro, o feio, o kitsch, com o peso da sensibilidade. A dor, o desconsolo, a ressurreição. A dolorosa perda do filho adolescente, um road movie à procura do pai do garoto, numa busca desesperar em se reconciliar com a vida.

Almodoóvar vai buscar em Um Bonde Chamado Desejo parte da inspiração, é a peça encenada que funciona como a faísca que ascende a fogueira da vida dessa mãe (Cecilia Roth). Enfermeira que coordena o departamento de doação de órgãos num hospital em Madri, segue os passos do coração do filho, não consegue lidar com essa aflição, larga tudo e vai rumo à Barcelona.

Pelo caminho reencontros, sempre personagens bizarros (travestis, viciados), cada um deles partindo em novos rumos, carregados por suas angústias. Antes do reencontro com o pai, ela reencontra-se com a peça Um Bonde Chamado Desejo, a rendeção se dá numa nova guinada pela vida. Mulheres desestruturadas que se unem. O diretor Pedro Almodóvar cria uma teia de personagens, ligados a uma mulher com um passado conturbado, e uma perda pessoal irreparável. Vidas em momentos caóticos, e nesse turbilhão que a enfermeira encontra forças para ajudar e se reerguer.

Usando seu olhar ímpar sob os sentimentos humanos, o diretor nos mantém embabacados no desfecho das histórias pessoas que cada personage. Cecilia Roth emociona a cada cena em que fala da perda do filho, está nela enraizada a mística figura da mãe absoluta. A grande obra-prima do cineasta espanhol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s