Amnésia

amnesiaMemento (2001 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Essa segunda experiência do diretor Christopher Nolan não poderia causar maior impacto. Com narrativa moderna e edição ágil, o roteiro enche a cabeça do público de alternativas e novas pistas, embaralha as informações com inteligência admirável até desembocar num final enigmático. Um personagem sofrendo com falta de memória recente, porém sedento por vingança, a narrativa contada do fim para o início, criando assim questionamentos sobre as razões dessa sede. Dessa forma, Nolan cria uma das fitas mais eficientes e sufocantes dos últimos anos.

Contar detalhes seria estragar a surpresa, mas o início já é instigante com Leonard (Guy Peace) tirando uma foto, que mostra muito sangue espalhado, e logo depois entendemos que ele havia cometido assassinato. Vale destacar a forma como Leonard mantem-se focado, ainda que com os problemas de memória. Tudo deve ser anotado, fotografado, ou fotos e até tatuado para que não esqueça dos fatos. Enquanto que ao público, descobrir o passado tornasse muito mais interessante do que saber o futuro.

Carrie-Ann Moss derrama charme em cada cena, enquanto Guy Pearce nos prende com seu drama pessoal e suas dificuldades curiosas. Seu personagem é, no mínimo, intrigante. Mas, nem tudo são flores, para variar, o título nacional é um grande erro, já que não se trata de amnésia, nem aqui, e nem na China.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s