A Era do Rádio

aeradoradioRadio Days (1987 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Dessa vez a genialidade de Woody Allen nos remete, de forma nostálgica, à época de ouro do rádio, quando as famílias reuniam-se em torno dele para apreciar seus programas favoritos. Era o auge desse meio de comunicação, a inexistência da TV, internet e etc deixava o caminho livre para que o rádio invadisse lares e dominasse o entretenimento familiar. Woody Allen recorda assim de sua juventude Allen, e de maneira discreta, o cineasta conta como apaixonou-se pelo jazz e como era a vida à época.

Em Nova York no início da Segunda Guerra Mundial, uma família judia comum se une, na sala de casa, para ouvir rádio e discutir os problemas de cotidiano. Solteiras querem se casar, casados brigam e reclamam, enquanto as crianças divertem-se num mundo de sonhos e fantasia. Não conheço outro filme em que o ator principal seja o rádio. Entre os inúmeros personagens, o garoto Joe (Seth Green) tem participa mais destacada, mas nada que nos permita considerá-lo como o centro das atenções, mas ter um garoto como foco maior facilita o tom romântico e pueril. Allen cria grandes sacadas, como na cena inicial com os ladrões respondendo ao programa de rádio, ou a professora substituta que fora espiada de binóculos pela garotada. Essa mesma garotada que caça desesperadamente submarinos inimigos em plena Guerra.

Mia Farrow, Jeff Daniels, Danny Aiello, Dianne West e Diane Keton (cantando) são as estrelas que aparecem rapidamente durante o filme. Woody Allen fala do que gosta (música), do jeito que gosta de fazer, tornando talvez essa comédia leve no melhor filme de sua carreira. Uma bela homenagem ao rádio, que perdeu o glamour da época mais continua nos embalando em casa, no trabalho, no transito, na vida. Vale atenção à trilha sonora e a importância da música ao filme, principalmente Jazz e Big Bands ao som de gente como Gleen Miller e Cole Porter. Além da participação especialíssima de Denise Dumont cantando Tico-Tico no Fubá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s