Redentor (2004) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

O sonho da casa própria não é apenas uma lenda presente em todos os discursos de políticos a beira da eleição, as famílias brasileiras realmente deliram em se imaginar livres do aluguel, vivendo no que lhes pertence. É por essas que Célio Rocha (Pedro Cardoso) repete inúmeras vezes no filme: “Você está me expulsando de uma casa que não é sua!”. São milhões de sem-teto vivendo em condições desumanas, fora a grande parcela da classe média que se contorce para manter em dia seus deveres de inquilino.

Otávio Saboya (Miguel Fallabela) e Célio Rocha foram amigos na infância, o inescrupuloso Dr. Saboya (pai de Otávio) deu inúmeros golpes imobiliários na praça, costurou acordos milionários com governos, construiu apartamentos e não entregou aos proprietários. Entre as centenas de famílias prejudicadas estava a de Célio Rocha, o sonho do apartamento 808 no condomínio Paraíso tornou-se obsessão para seus pais e após a falência e suicídio do Dr. Saboya, e a invasão do condomínio por milhares de favelados, a situação familiar deteriora.

Oriundo do mundo dos videoclipes, a estreia na direção de Claudio Torres marca o primeiro trabalho do clã da família Torres no cinema. Surpreende a qualidade dos efeitos especiais (pouco usual no cinema nacional), são 3-4 sequencias irrepreensíveis, mas o grande feito é esse roteiro esperto, de narrativa envolvente, mesclando estilos sem perder a homogeneidade ao narrar uma fábula moderna sobre moral, vaidade, remição, justiça.

Golpes imobiliários, corrupção, falta de moradia e saneamento, Torres expõe problemas, criada um dilema moral tremendo para o jornalista carioca colocada frente a frente com a possibilidade de realizar o sonho familiar, deixando os escrúpulos do lado, mas com a presença divina direta em todo esses imbróglio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s