The Tragedy of Othello: The Moor of Venice (1952 – EUA/ITA) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

Um grande funeral, antes dos créditos iniciais, dá sinais da tragédia anunciada. Orson Welles dirige e interpreta esta adaptação da obra de William Shakespeare. O dramaturgo britânico discute a ingenuidade provocada pelo o amor, a insegurança desperta pela traição, a cegueira do cíumes, e a ânsia de poder.

Othello (Orson Welles) casa às escondidas com sua amada Desdêmona (Suzanne Cloutier), ele é general do exército de Veneza, mas por ser mouro é renegado pelo pai de sua esposa. Após a vitoriosa guerra no Chipre contra os Turcos, Othello entra num jogo articulado por Iago (Micheál MacLiammóir) – seu porta-bandeiras e preterido a um cargo de tenente – insinuando suposta infidelidade de sua esposa, com Cássio (Michael Laurence), outro oficial do exército.

Iago cria uma rede de acontecimentos para ludibriar Otelo, com provas irrefutáveis do suposto adultério que o ciúme deixa este homem cego e completamente vulnerável aos meandros proporcionados por Iago. A felicidade do casamento desmorona, contaminada pelas artimanhas de um exímio manipulador. O mais impressionante da trama é como o ciúmes corrosivo desestabiliza um general tão imponente.

Orson Welles se pintou de negro para interpretar Othello, Iago é o grande personagem dessa trama, responsável por todo o direcionamento da história, manipulando a todos em prol de suas metas. Welles filma de maneira bem tradicional, com enquadramentos privilegiando os close’s-up e narrativa direta caprichando nos cenários faraônicos, repletos de imensas salas e de uma trilha sonora contundente. Boa maneira de mascarar as dificuldades que consumiram três anos até a confecção do filme e são evidentes no resultado final.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s