Má Educação

Publicado: novembro 24, 2004 em Cinema
Tags:, , , ,

maeducacaoLa Mala Educación (2004 – ESP) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

As especulações de que este seria um trabalho fortemente autobiográfico de Pedro Almodóvar surgiram desde as primeiras informações sobre o filme, com grandes expectativas de que fosse um retrato da infância do cineasta, e ainda uma ferrenha crítica à Igreja Católica. O personagem Enrique Goded (Fele Martínez) até é colocado como alter-ego de Almodóvar, mas o misto noir de drama e suspense, tem foco um pouco diferente.

As cores estão menos berrantes, o bizarro e o feio nem tão presentes, o roteiro com aquela pegada que só Almodóvar possui. Começa na década de sessenta, Ignacio (Gael Garcia Bernal) e Enrique estudam numa escola católica e se apaixonam, Padre Manolo (Daniel Giménez Cacho) também vive uma paixão por Ignacio e por ciúmes consegue afastar os dois garotos. Na década de oitenta eles se reencontram, como um cineasta de prestígio e um ator desempregado carregando debaixo do braço o livro “La Visita” contando a história deles.

Almodóvar filma um amor pedófilo, um amor reprimido na infância, um amor calcado em abusos sexuais de menores, ofensivo e repugnante, ainda assim amor. Os meandros do roteiro desvendam segredos, revelam passados, o filme dentro filme permite ao cineasta viajar entre passado e presente, escapar do tradicional para reencontrar seu cinema autoral e particular. Perde oportunidade ao Abster-se de criticar pontos nefrálgicos da sociedade e em desmistificar a efervescência cultural de época de Franco.

Almodóvar prefere pegar emprestado os fatos e contar seu caso de amor, com cenas de beleza irrepreensível, outras em que a ausência de diálogos oferece troca de olhares reveladores. E um Gael Garcia Bernal em papel duplo, veste-se como travesti e dá um espetáculo em cena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s