Lugar Nenhum na África

lugarnenhumnaafricaNirgendwo in Afrika / Nowhere in Africa (2001 – ALE) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

Mais uma vez nos deparamos no cinema com a Segunda Guerra Mundial, a diretora alemã Caroline Link,  baseando-se no livro autobiográfico de Stefanie Zweig, resgatou, novamente, essa época tão esmiuçada pelo cinema. O filme corre sob outra ótica, as locações são africanas, retratando a vida de uma família de judeus alemães que fugiu do país, antes da guerra começar. Já era uma fase branda de perseguição Nazista aos Judeus, com pequenas manifestações e nenhuma violência.

Walter Redlich (Merab Ninidze) partiu para o Quênia sozinho, depois trouxe a esposa Jettel (Juliane Köhler) e a filha Regina (Lea Kurka). O contraste de estilos de vida era insuportável para a burguesa europeia, Jettel sonhava não abrir mão de seus vestidos de gala, de suas porcelanas, coisas sem valor numa terra de seca. Alguns brancos vivendo entre tribos de negros que ganham pouquíssimo para trabalhar na lavoura, lugar nenhum na África é aonde foi parar Jettel, pelo menos é como ela pensa nos primeiros dias.

A pequena Regina adapta-se prontamente a magia africana, a liberdade proporcionada pelo novo estilo de vida, o convívio com a natureza, a influência dos amigos negros (principalmente o simpático cozinheiro Owuor (Sidede Onyulo)), a pequena jovem sente como se aquela fosse sua verdadeira pátria. O filme não trata apenas de uma aristocrata mimada, que precisa adaptar-se a sua nova realidade, de vida difícil e trabalhos manuais.

Dessa idéia Caroline Link disserta sob temas secundários e emoções brandas, assuntos como a solidão e a amizade, a infidelidade, o choque direto de culturas, a humildade. O estilo de Link é delicado, exclusivamente narrativo, e de abordagem leve, nada além do convencional. Tudo parece tão verossímil, tão real, sejam as incertezas dos protagonistas, sejam os pontos de vistas antagônicos, e que mudam completamente com o passar dos anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s