Zatoichi

zatoichiZatoichi (2003 – JAP) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

A figura do samurai cego é muito popular no Japão, o conto de Kan Shimozawa inspirou outros filmes e programas de TV. Takeshi Kitano resolveu mostrar sua visão sobre o personagem trazendo-o novamente às telas, deixando nele traços de sua marca registrada. O humor impagável é presença constante, o sangue jorra, exageradamente, mesmo que longe das lutas coreografadas de filmes como em Matrix ou O Tigre e o Dragão. Para o Zatoichi, apenas dois ou três golpes são o necessário para aniquilar o embate.

Conhecido apenas como Massagista (Beat Takeshi), o cego perambula pelo Japão do século XIX, vivendo de seu ofício e da jogatina. Escondendo suas habilidades no manejo da espada, mantendo-a camuflada numa bengala. Por esses caminhos, conhece duas gueixas, que vivem o desejo de vingar-se dos assassinos de sua família. No bairro, uma nova e violenta gangue assumiu o controle e coloca terror nos comerciantes. O Massagista toma as dores das pessoas que o acolheram e aguarda o momento certo para defrontar-se com a tal gangue que acaba de contratar um samurai como guarda-costas.

Novamente o próprio Kitano assume o personagem principal, além de inúmeras outras funções na produção, e sem dúvida o humor é o grande atrativo do filme. Satírico, só de olhar para a figura do Massagista já se tem vontade de abrir o sorriso, ainda mais quando ele solta sua risada marcante. Filmado como um faroeste à japonesa, de maneira contagiante e debochada.

Entre os melhores momentos, as cenas envolvendo a lenha cortada, Shinkichi (Gadarukanaru Taka) envolto aos jogos de azar, pequenos detalhes antes das lutas, o disfarce feito nos olhos do Massagista, mas, principalmente o gran-finale com com a apresentaçãi de sapateado fora dos padrões. Kitano é eficiente no que planeja apresentar, manuseia com habilidade sua câmera, e entrega um filme-deleite a seu público.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s