Sideways – Entre Umas e Outras

sideways

Sideways (2004 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Um road movie na região vinícola da Califórnia, discursos sobre Pinots e Cabernets, uvas com cascas finas e etc. O cineasta Alexander Payne solidifica seu nome em Hollywood com essa comédia dramática, ele mudou o foco da idade do público, e ainda continua retratando bem as dificuldades da vida. A velhice de seu filme anterior dá lugar à maturidade da vida adulta, e com a mudança, novas crises problemáticas. Os protagonistas sofrem com divórcios, pretendem casar-se novamente, passam por crises profissionais, vivem a solidão e uma frustração recorrente da incapacidade de realizar tudo que sonharam quando mais jovens.

Todas essas características resumem bem Miles (Paul Giamatti), o professor de ginásio, e escritor frustrado, é um poço de amargura e ressentimento, que encontrou nos vinhos uma ótima camuflagem para sua solidão, e seus problemas que se agravaram após o divórcio. Muito mais fácil do que encarar de frente foi fechar-se entre vinícolas e restaurantes, e esperar que sua ex-esposa desejasse voltar.

Jack (Thomas Haden Church) é um ator de TV decadente, uma semana antes de seu casamento, parte com seu amigo Miles, para uma pequena viagem, onde pretendem beber bons vinhos, jogar muito golfe e espairecer. Pelo menos essa era a idéia de Miles, porque os planos de Jack eram de transformar a viagem numa despedida de solteiro, onde sua principal meta era bem clara: transar.

Payne é competente em diversos aspectos, a divisão da tela em vários quadros dá dinamismo a viagem, a trilha sonora segue embalando o filme, o lado cômico é formado por situações pitorescas, mas nada disso funcionaria, se Miles não fosse esse cara tão singular, que pudesse concentrar tantas aguras da vida moderna. Aventura, comédia, drama e romance, em doses a qual Payne diverte seu público com inteligência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s