Em Busca da Terra do Nunca

embuscadaterradonuncaFinding Neverland (2004 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Pegando emprestado, parte da vida do dramaturgo J. M. Barrie (Johnny Deep), mais precisamente, a época em que criou sua mais famosa obra, Peter Pan, o filme revive parte dos eventos reais que serviram de inspiração ao dramaturgo, para criar e montar, a citada peça, após vir de um grande fracasso nos teatros londrinos do início do século XX. A história do garoto que nunca envelhece, e luta contra o temível Capitão Gancho, serve como metáfora do tempo, e foi totalmente baseada no relacionamento de Barrie com uma modesta família de quatro inventivos garotos (órfãos de pai) e sua adorável mãe.

Mais interessante do que só acompanhar o processo de criação, retirado sagazmente das brincadeiras vividas durante tardes de um verão, é notar a influência da amizade sob a vida de cada um deles. Seja o amadurecimento dos garotos, seja a relação entre Barrie e Sylvia (Kate Winslet), ou mesmo no matrimônio de Barrie, o filme aborda cada relacionamento com delicadeza e desapego à pieguice.

Após o extremamente denso A Última Ceia, o diretor Marc Forster mostra versatilidade pelo mundo da fantasia divertida, sem perder tempo com clichês baratos. Deep vai além de caracterizar um personagem, reconstitui magicamente a figura do autor que é parte da inspiração de sua própria criação. O garoto Peter (o ótimo Freddie Highmore) do filme pode ser visto como influência, mas as crianças apenas liberaram a personalidade do próprio Barrie para que Pan brotasse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s