Colateral

colateralCollateral (2004 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Tom Cruise, e seu visual prateado, bastante futurista, combina, perfeitamente, com o estilo despojado de Michael Mann. As cenas noturnas são um deslumbre, a fotografia leva o filme a um patamar além dos thrillers policiais, afinal este é um filme de Michael Mann e o estilo vai à frente do simples cinema de ação. Tudo é ousado, desde os enquadramentos, até tem a sensação constante de suntuoso, como se a noite fosse determinante nos comportamentos, principalmente do assassino profissional (Cruise) com a missão de eliminar cinco alvos, naquela fatídica noite.

A trama é simples, o assassino profissional não pode perder tempo, por isso reserva a noite toda de um taxista (Jamie Foxx). A complicação vem no primeiro assassinato, cuja vítima cai pela janela, bem em cima do táxi, e o que era um acordo vantajoso entre os dois torna-se um seqüestro. Vincente é de uma frieza calculista, seu assassino é compenetrado e observador, quase um psiquiatra no banco de trás.

Os planos fechados buscam as consistentes interpretações, os diálogos tramados dentro do táxi fogem do trivial, como se cada um tentasse desvendar o rival. A edição eficiente tem muito do segredo de sucesso em Colateral, mas é a fotografia o grande diferencial arrebatador. O taxista de Jamie Foxx é clichê dos pés à cabeça, não por culpa do ator, do que lhe foi oferecido, ele faz maravilhas. Traz sensações na medida certa, sejam elas insegurança, medo, pavor, fúria, timidez. Ao final, nos resta a discussão entre Vincent e Max, quando Max percebe estar mentindo a si mesmo assim, como muitos de nós fazemos, acreditando que estamos nos preparando para realizar sonhos quando apenas nos ludibriamos com a possibilidade de realizá-los.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s