Dois Destinos

doisdestinosCronaca Familiare (1962 – ITA/FRA)  estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

Na primeira cena, Enrico (Marcello Mastroianni) é informado, por telefone, da morte do irmão. Abre-se um longo flashback, com todos os momentos que antecederam a triste notícia. Dois irmãos, dois destinos. Florença, logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, o pai no hospital com ferimentos de guerra, a família não encontra outra saída. O recém-nascido (Lorenzo) é entregue a uma família abastada, após a morte da mãe no parto, o mais velho (Enrico) segue sob os cuidados da avó.

Após anos de separação, os dois reencontram-se adultos. Enrico tenta ser jornalista, mas sofre com dificuldades financeiras que o obrigaram a colocar a avó (Sylvie) num asilo. Carrega leve repudio pelo irmão ao culpá-lo da morte da mãe. Lorenzo (Jacques Perrin) acaba de completar dezoito anos, freqüentou os melhores colégios, e viveu sob todas as regalias da aristocracia. Mas todo o mimo recebido de sua família adotiva resultaram num garoto não dá importância à escola e preocupa-se mais com o ping-pong.

O convívio entre os irmãos traz o contraste de suas criações, Enrico é tomado por assombros de humanidade, enquanto Lorenzo só desejava informações sobre aquela doce criatura, que ele não chegou a conviver. O aparecimento de uma estranha e inexplicável doença aproxima-os de vez, quebrando toda e qualquer barreira que ainda poderia haver entre eles.

Este clássico italiano é puro Neo-Realismo. Baseado do livro de Vasco Pratolini, dirigido por Valério Zurlini, apresenta uma narrativa tradicionalíssima, sem mistérios no domínio da câmera, concentrando totalmente nas relações entre os irmãos: ora são turbulentas, ora comoventes. Zurlini abdica de outros personagens, mesmo que os momentos mais deliciosos ocorram nas cenas em que os dois irmãos visitam a avó. Oportunidade de cada um descobrir mais sobre si. Marcello Mastroianni assume uma figura seca, quase dissimulada nas cenas mais marcantes com o irmão. A fotografia opaca, com presença de cores apagadas (bege, marrom), dá dimensão exata da saúde e do clima vivido pelos personagens.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s