A Cor do Dinheiro

acordodinheiroThe Color of Money (1986 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Vinte e cinco anos depois, o jogador de sinuca de Desafio à Corrupção (Eddie Felson), vende bebidas em bares. Num desses, depara-se com um jovem e promissor jogador. Vincent (Tom Cruise) é quase um show-man, impossível não reparar em seus gritos e rodopiadas, enquanto encaçapa bolas sem parar, e completando o espetáculo exibicionista beijando sua namorada, Carmen (Mary Elizabeth Mastrantonio) sentada ao lado. A mesa verde é seu palco, e Eddie (Paul Newman) vê no garoto a grande chance de faturar uma boa grana no torneio de Atlantic City. Carmen é uma mulher de visão estratégica (puro eufemismo), e com Eddie formam uma equipe para transformar Vincent em seu pupilo, ensinando-lhe os macetes necessários, o momento certo de ganhar.

A fumaça de um cigarro, o pano verde da mesa e a voz de Martin Scorsese servindo como abre-alas. Paul Newman, um monstro em cena, porém a figura principal do filme é Scorsese, e quando o diretor rouba a cena, algo parece está destoando. O talento do diretor significa ao filme cenas magistrais, principalmente quando a câmera acompanha as bolinhas de perto, ou quando temos uma visão panorâmica da mesa, são seqüências de se tirar o fôlego, um deleite. O confronto pessoal entre mestre e pupilo deveria ser a tônica do filme, o roteiro preparou toda a armadilha para isso, com pequenas surpresas que não deixam espaço para o clichê, mas faltou transpor aos acontecimentos a tensão. Quando a rixa entre o garotão Vincent e o experiente Eddie começa a ser desenhada, Vincent sai de cena por um tempo e o filme fica se torna a redenção de Eddie.

Outra peça crucial que não funciona como deveria é Carmen, sua posição chave de manipulação de Vincent é posta de lado, mas a apagada Mary Elizabeth Mastrantonio (que até tem seu momento numa cena insinuante no quarto de hotel) não consegue galgar a importância que sua personagem deveria ter, a dissimulada torna-se mera interesseira. A Cor do Dinheiro beira a aventura, com humor, boa trilha sonora e um clima que demora a chegar ao drama.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s