O Abismo de um Sonho

 

oabismodeumsonhoLo Sceicco Bianco (1952 – ITA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Era apenas o segundo filme dirigido por Federico Fellini, o primeiro em que estava sozinho na função. “Um sonho é um abismo fatal” é a máxima exposta no final do filme, e que Fellini, e o co-roteirista Michelangelo Antonioni, buscam provar. Os recém-casados Ivan (Leopoldo Trieste) e Wanda (Brunella Bovo) chegam a Roma para desfrutarem da lua-de-mel. Os planos estão todos anotados na caderneta de Ivan. Seu tio virá pegá-los no hotel, pela manhã. Depois a visitação da cidade ,incluindo alguns pontos turísticos, até mesmo um encontro com o Papa está marcado. Wanda está muito mais preocupada com um outro endereço em particular, a ingênua moça pretende realizar seu grande sonho de conhecer o Sheik Branco (Alberto Sordi).

O tal Sheik Branco é um personagem de uma fotonovela. Wanda é fã incondicional do ator, a ponto de escrever-lhe cartas melosas com a singela assinatura de Boneca Apaixonada. Conhecer todos os atores, que ela acompanha pelos jornais, causa tamanha excitação, que a jovem despista o marido para uma rápida saída. Levada pela emoção de finalmente conhecer seu ídolo, ela perde a noção do tempo e da vida, e parte, com o elenco, para um cenário distante do centro de Roma.

Sempre com muitos toques de humor, em Wanda está estampada a perda da ilusão, a descoberta que aquele mundo fantasiado em sua mente não existe. Enquanto Ivan sofre, das tripas coração, para não sujar o nome da família, onde já se viu uma esposa desaparecer na noite de núpcias? O encontro homogêneo de humor e drama está concentrado em Leopoldo Trieste, seu personagem atrapalhado e apaixonado cativa com humor, e ainda consegue representar toda a crise que enfrenta naquele estranho dia. Nele está contida a arrogância do homem-chefe-de-família e que mesmo sendo um romântico inveterado, não pode permitir que sua honra seja suja. Alberto Sordi traz humor, mas de um modo caricato, Trieste parece muito mais espontâneo. De maneira leve, Fellini acerta exatamente onde mirou, dando os primeiros passos de sua brilhante carreira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s