A Estrada da Vida

aestradadavidaLa Strada (1954 – ITA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

A primeira lembrança que vem à mente são os olhos de Giulietta Masina. Admirando aqueles movimentos rápidos circulares, surge um sentimento instantâneo de satisfação, ao relembrar a graciosidade, numa simplicidade que quanto mais se repete, maior efeito causa. É ela quem incorpora o espírito saltimbanco. O humor das ruas, exclusivamente, para as grandes massas. O amadorismo financeiro onde os artistas passam o chapéu, e com módicos trocados, sobreviviam até a próxima cidade, a próxima plateia.  E se o filme resgata muito desse clima, numa Itália de miséria pós-guerra, Giulietta Masina é a grande culpada. A atriz italiana interpreta Gelsomina, uma moça interiorana, e essencialmente tola, que é vendida pela mãe, ao grosseiro Zampano (Anthony Quinn), substituindo assistente sua irmã falecida.

Zampano é um artista que apresenta números circenses, apoiado em seu corpanzil avantajado. Estoura correntes com o peito, e ensaia ingênuas apresentações humorísticas com sua assistente. A relação dos dois não é tão clara, vivem como marido e mulher, mas o jeito brutal com que ele a trata chega a agradá-la de tanto desconhecimento da vida que a interiorana tem. Dentro de toda sua ingenuidade, mesmo que às duras penas, Gelsomina aprende a colocar sua personalidade frente à figura, para lá de abrutalhada, de Anthony Quinn. Esse amadorismo, emocional e profissional, é quase um personagem, que hoje soa como uma visão romântica do cômico, na época era realidade pura.

Federico Fellini torna a estrada o meio, que corrobora nas mudanças que o convívio traz.  Com a trilha sonora de Nino Rota, e esse clima saltimbanco, Fellini desenvolve a beleza dessa convivência, o florescer da sensibilidade pelo medo da perda. Como já dito, a atuação de Giulietta Masina é estupenda, facilmente reconhecível a influência de Carlitos, mas é no grand-finale, com um momento soberbo de Quinn, que o filme tem seu fechamento triunfal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s