Julieta dos Espíritos

 

julietadosespiritosGiulietta Degli Spiriti (1965 – ITA) estrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinza

O primeiro filme colorido de Federico Fellini pincela temas como misticismo e religião, mistura infidelidade e alucinações, brinca com crenças duvidosas ligadas a espíritos e adivinhadores do futuro. Julieta (Giulietta Masina) leva uma vida aparentemente tranqüila, casada com um homem que lhe oferece todo o conforto. Seu dia-a-dia é passear na praia e comandar as empregadas nos afazeres domésticos. Ela suspeita da infidelidade do marido, suas amigas e parentes adoram esses assuntos místicos, e a conjunção leva Julieta a um desses gurus, que além de ler o futuro faz sessões para invocar espíritos em sua casa.

Nessa tumultuada vida social, Julieta começa a ter alucinações, lembranças do passado atormentam sua cabeça. O convívio com a vizinha Suzy (Sandra Milo) traz todo esse mundo alucinógeno para dentro da realidade, a casa de Suzy é extravagante, sempre festiva. E o aspecto libertino, de seu estilo de vida, é outro ponto a ser acrescido na cabeça dessa mulher simples, e caseira, que mal sabe lidar com as incertezas da relação com o marido. Enquanto Suzy é completamente desprovida de pudores, por exemplo, tem um tobogã com uma piscina no quarto, e a poligamia como objetivo.

O que faz Fellini com todos esses elementos é criar cenas alucinantes, extremamente amalucadas, onde o nexo é esquecido. Elevar o nonsense ao máximo, colocar o público dentro dessa inebriante fantasia criada pela mente. Só que o resultado final é aborrecedor, pelo excesso de devaneios, pela necessidade extrema de ir muito além do factível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s