Encantadora de Baleias

aencantadoradebaleiasWhale Rider (2002 – NZL)  estrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinza

Sucesso no circuito independente internacional, o melodrama neo-zelandês dirigido por Niki Caro não tem nada demais, calcado principalmente na curiosidade excentricidade tribal da região. Aliás, esse quê de retrato da cultura de uma tribo indígena oferece a desculpa para os exageros, e se não fosse essa carga melodramática, nem teríamos os holofotes do cinema para as tais tradições dessa tribo, que seguiriam no limbo, com todas as outras tribos indígenas espalhadas pelo mundo.

Os Maori moram em casas de tijolos e levam uma vida urbana, mas mantém as raízes de seus ancestrais ensinando aos jovens aspectos culturais e cantos. Seu líder é o conservador Koro (Rawiri Paratene), que esperava um primogênito para herdar sua posição. O nascimento da neta Paikea (Keisha Castle-Hughes) frustrou suas expectativas. Por mais que a doce garota tente provar sua vocação, o avô não se permite enxergar. Enquanto ele busca um novo líder, entre os primogênitos da tribo, Paieka prepara-se para mostrar ao avô todos os seus dons e coragem. Portanto, é aquela história velha e surrada da auto-afirmação.

A filmagem é tradicionalíssima e burocrática, os personagens pertencem a cartilha do cinema lacrimoso, e as belas paisagens neo-zelandesas nem são aproveitadas como deveriam. Niki Caro não imprime nenhuma identidade própria As cenas principais buscam apelo na recebem trilha-sonora característica para alcançar a carga dramática. A história das baleias, toda a carga sentimentalista colocada sobre aquela cena, o relacionamento pai e filho, a teimosia de Koro, tudo é um prato cheio com direito a suco e sobremesa. A pequena Keisha Castle-Hughes é uma gracinha, agora destacá-la como revelação e indicá-la a prêmios importantes é de um exagero incrível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s