Um Corpo que Cai

James Stewart - vertigoVertigo (1958 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela

Alfred Hitchcock é o mestre do suspense, mas, como que numa dessas coincidências do cinema, em sua grande obra-prima, as cores do romance deixam o clima de suspense tão saboroso, a ponto de permitir a proximidade do cineasta com a perfeição. Baseado no livro “D’Entre les Morts”, dos autores Pierre Boileau e Thomas Narcejac, Alfred Hithcock divide seu filme entre o famigerado (e mais que eficiente) suspense psicológico, e um amor obcecado. A dor da perda controla Scottie Ferguson (James Stewart), chega ao ponto de pedir a uma estranha que se vista com as mesmas roupas de sua amada.

Mas, antes disso, há a cena de perseguição no telhado, a descoberta da acrofobia (medo de altura), a morte trafica e a aposentadoria de Scottie da polícia. Um antigo amigo de Scottie está preocupado com aparentes tendências suicidas de sua esposa (Kim Novak), há algum tempo ela tem apresentado comportamento estranho, por isso, o amigo, solicita a Scottie que siga seus passos. A música, as pequenas pistas espalhadas, as coincidências, dizer que Hithcock é mestre na arte de amarrar roteiro e público é um pleonasmo. A trama passa do ritmo pacato da observação para uma aproximação perigosa entre observador e observado. Até chegar a novo estágio, onde se afunila em momentos de tensão máxima, o genial efeito Vertigo (criado durante as filmagens, trazendo a perfeita sensação do medo de altura). Mas, calma, ainda faltam 30 minutos.

Chega a fase em que James Stewart invoca um personagem atormentado, não só pelo medo de altura, principalmente pela perda de seu amor. O quê paranormal, a obsessão salta aos olhos brilhantes de Stewart. Não falta clímax, não falta romance, e, principalmente, não faltam surpresas e revelações. Um dos mais imperdíveis clássicos do cinema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s