Outono de Paixões

outonodepaixoesAugust (1996 – ING) estrelaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinza

 Inevitável a tentação de comparar, quando temos, por exemplo, duas adaptações da mesma obra. O livro de Anton Chekhov foi transformado em Tio Vânia em Nova York (por Louis Malle), onde se percorria o último ensaio de uma companhia teatral, antes da peça entrar em cartaz. Já neste aqui (com roteiro de Julian Mitchell) a história é transportada para dentro de sua realidade, e a locação na fazenda no País de Gales enriquece pelo aspecto visual criando o habitar desses personagens, a formalidade nas vestimentas e a riqueza dos objetos.

Só que a comparação entre os filmes em momento algum é benéfica para Outono de Paixões. Falta intensidade e emoção, peca pelo que o outro tem de sobra, a atmosfera. De longe, Anthony Hopkins parece um apaixonado pelo texto, assim para afagar seu ego deve ter decidido dirigir e atuar a adaptação. Seu efeito é um filme levemente penso para o lado de seu personagem.

Sua atuação não chega a ser afetada (no sentido figurado da palavra) ou espalhafatosa, mas essa centralização tira foco de outros personagens e prejudica a confecção do angustiante momento sentido por cada membro da família. São amores não correspondidos, sentimentos negativos e cheios de rancor guardados nos corações, são pensamentos individualistas e egocêntricos.

A grande ajuda ao filme é o ótimo texto de Anton Chekhov, são personagens tão ricos que qualquer construção, mesmo irregular, promove ritmo agradável e cenas intrigantes. Falta a Hopkins tato em perceber que é um filme sem atores principais, onde cada personagem divide a história em partes assimétricas. Faltam aos atores paixão, ouvimos o mesmo texto e não se consegue pactuar de que se trata da mesma história, onde foram parar aqueles instantes sufocantes do filme de Malle?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s