Zazie no Metrô

Publicado: julho 11, 2005 em Uncategorized

(Zazie dans lé Metro, 1960 – FRA)

Tinha tudo para ser uma leve e deliciosa comédia sobre uma pequena enfante disposta a aprontar mil confusões em Paris por seu desejo compulsivo de conhecer o metrô. Zazie é a jovem arteira e inquieta que vem passar um fim de semana com o tio enquanto sua mãe curte o novo namorado. Mas o metrô está em greve, revoltada com sua frustração a menina sai pela cidade causando tumulto e desordem.

A sugestiva leveza que o início sugeriu é diluída pelo diretor Louis Malle (Tio Vânia em Nova York/Meu Jantar com André) em sucessivas seqüências inábeis de comédia pastelão, muito humor físico e personagens tolos desfilando impunemente pelas cenas. O intuito pueril esvaece, finalizando-se numa confusão generalizada num restaurante que não demonstra grande razão de existir, além do fato de reunir todos os personagens da história.

O foco nas travessuras de Zazie se perde deixando espaço para uma viúva assanhada e um estranho personagem que se encanta pela esposa do tio de Zazie, como os dois são completamente desprovidos de humor a troca é negativa para o filme. Aliás, o tio mantém sua profissão em segredo, essa seria outra piada que acaba não funcionando. A garota Catherine Demongeot até que se encaixa bem no papel da matreira sem limites quando o filme estava nela até que causava rostos risonhos.

Claro que sempre é um prazer viajar pelas ruas de Paris, avistando sua arquitetura, apreciando a Torre Eifell e alguns de seus outros pontos turísticos e ainda dá para separar algumas boas doses de humor divertido e leve, aquele que a sinopse sugeria. O filme é quase um equívoco, mas sempre há em Malle algo a se aproveitar. O roteiro é adaptado de um livro escrito por Raymond Queneau.

Zazie (Catherine Demongeot) Gabriel (Philippe Noiret)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s