Brother – A Máfia Japonesa Yakuza em Los Angeles

Publicado: julho 18, 2005 em Uncategorized

(Brother, 2000 – JAP/EUA)

Os traços de um filme de Takeshi Kitano (Dolls/Zatoichi) estão em toda a parte, seja na edição muitas vezes abrupta, seja nas mortes violentas e sanguinárias, seja no silencioso personagem central (interpretado pelo próprio Kitano), seja no característico e sempre muito bem empregado humor-negro. A junção desses elementos, por si só, constitui o todo num filme interessante, o estilo Kitano de fazer cinema coleciona adeptos em todos os cantos (inclusive eu), mais uma vez o cineasta além de atuar e dirigir, cuidou do roteiro e edição.

Brother começa no Japão, onde Yamamoto é obrigado a fugir, para ter uma morte digna, por ter sido traído por sua própria família dentro da máfia japonesa. Vai aos EUA, ao reencontro de seu meio-irmão, e o encontra vivendo como um traficante pé-rapado. Não demora muito para Yamamoto assumir o controle da situação, expandir áreas e comprar briga com outros grupos mafiosos. O aspecto mais interessante é a forma heterogênea como esse grupo mafioso é formado, japoneses e negros são a base de sustentação, uma mistura no mínimo intrigante.

Porém há um erro crucial que não legitima Brother como um grande filme, os personagens são extremamente fracos e desinteressantes. Num filme desse gênero é comum a existência de vários personagens carismáticos, com eles o público se identifica e chega a torcer a seu favor. No filme, exceto Yamamoto e Denny, todos os outros personagens são insignificantes, sem personalidade e funcionam apenas como figuração em cena. Os traficantes pé-rapados do começo mantém-se desse modo até o final do filme.

De resto colecionamos inúmeras cenas de sangue jorrando, tiroteios a torto e a direito, dedos cortados como forma de punição e mais algumas outras características dessa ou aquela escola mafiosa. É pouco, de melhor mesmo fica o humor impagável de Kitano, esse sim não perde a forma e causa momentos de enorme satisfação.

Aniki Yamamoto (Beat Takeshi) Denny (Omar Epps)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s