Caiu do Céu

Publicado: julho 25, 2005 em Uncategorized

(Millions, 2004 – ING)

Trabalhar com uma história em tom de fábula é de uma dificuldade peculiar, pois perder o estigma de um provável filme bobinho e bonitinho é uma dificuldade tremenda e pouquíssimas vezes realizável. Mas a tendência é terminar dessa forma, com um filme que agrada a gregos e troianos, divertido e ainda assim pouco entusiasmado. O título Caiu do Céu vem bem a calhar, dois irmãos são surpreendidos com uma mala recheada de libras esterlinas, a mala simplesmente caiu em cima deles.

Faltam sete dias para a Inglaterra migrar para o Euro, e a partir daí a Libra perderá seu valor. Anthony, o mais velho deseja investir no mercado financeiro, comprar um imóvel, um jet-sky. Damian, o caçula e também o narrador da história, pretende fazer caridade com o dinheiro, o jovem tem predileção por santos, têm visões, sabe da história de cada um deles.

Ai entra o diferencial do filme, a direção ágil e intensa de Danny Boyle (Extermínio/Trainspotting). O cineasta segue a cartilha para confeccionar uma fábula, e, além disso, insere habilmente elementos lépidos, trazendo requinte e uma boa dose de dinamismo. Exemplo prático é a câmera acompanhando Damian por alguns cômodos da casa, enquanto o garoto se dirige ao quarto do pai, a câmera faz movimentos circulares, roda em torno de seu próprio eixo, focaliza por cima todo o movimento do garoto.

No mais além de alguma crítica a alguns pontos do estilo de vida britânico, o filme faz o beabá do gênero, um garotinho bonitinho e simpático, algumas boas piadas, um vilão violento. Caiu do Céu é divertimento certeiro, discute valores, traz boas risadas, enfim se preza perfeitamente ao que gostaria de ser.

Damian (Alexander Etel) Anthony (Lewis McGibbon)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s