Noite Vazia

Publicado: julho 27, 2005 em Uncategorized

(1964)

O filho de Luisinho brinca no carro, a mãe chama, o pai promete que voltará cedo esta noite, o garoto não acredita. Enquanto espera o amigo, Nelson conversa com a namorada, parece desolado, amargurado, na verdade trocaram pouquíssimas palavras. Começa mais uma peregrinação dos dois amigos pela vida boemia da cidade, uma rotina praticamente diária de perversões sem limites.

Mas essa noite reservava algo inesperado a eles, depois de passar em alguns bares a dupla de boêmios encontra duas prostitutas num restaurante japonês. O restante da noite torna-se um embate venenoso entre os quatro, onde lentamente as máscaras se rompem e cada um deles apresenta suas angústias e temores. Como num jogo de xadrez o cineasta Walter Hugo Khouri (O Anjo da Noite/Amor, Estranho Amor) move suas peças arquitetando cada expressão, cada julgamento, cada sentimento.

A câmera movimenta-se lentamente, contemplando os cômodos do apartamento por onde as orgias dos dois casais acontecem, o voyeurismo a que o público é exposto quase desnuda completamente os personagens em algumas cenas. É o completo controle de cada seqüência que mais chama a atenção no filme de Khouri, há momentos em que os atores são apenas mais um objeto focalizado pela câmera, tal qual uma cama ou um copo.

De tão intrínseco e reservado, as verdades e angústias de cada membro desse quarteto acaba sendo pouco revelada, causando certo desconforto por sentirmos o momento de cada um e não haver ali explicações para tanto. Algo parecido com Quem Têm Medo de Virgina Wolf?, só que sem os arroubos de emoção instaurados por Taylor e Burton. O filme de Khouri é muito contemplativo, dramático, rico em sentimentos e temas, mas pouco de tudo isso consegue extrapolar as telas. Noite Vazia é um título perfeito, não é possível imaginar algo mais vazio do que uma noite de orgias como essa.

Mara (Norma Bengel) Regina (Odete Lara) Luisinho (Mario Benvenuti) Nelson (Gabrielli Tinti)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s