Caramuru – A Invenção do Brasil

Publicado: setembro 28, 2005 em Uncategorized

(2001)

Satírico, bem arranjado dentro do contexto histórico, personagens simpáticos. São esses pontos que sobressaem de mais uma incursão televisiva no cinema do diretor Guel Arraes (O Auto da Compadecida/Lisbela e o Prisioneiro), é bem verdade que esse aqui não é tão bem-sucedido como os demais, porém está longe de se tornar aborrecido e tal. De fato, deixando de lado a discussão televisão no cinema e todos os argumentos negativos a essa tendência do cinema nacional, em Caramuru as inserções musicais de Lenine atravancam a agilidade da história e chegam mesmo a aborrecer, todas as músicas têm uma batida parecida e quebram com o andamento do filme.

A história é amalucada, o misto de comédia e romance aproxima o grande público. A sátira por oras burocrática tem momentos de boas sacadas, o roteiro escrito a quatro mãos (Jorge Furtado trabalhou com Arraes) funciona dentro da mesma linha que seguiriam os filmes do diretor. De todos os personagens, o índio de Tonico Pereira talvez seja de longe o mais divertido, sempre trabalhando entre as diferenças entre o mundo primitivo e o velho continente. Momento impagável é a discussão dele com Diogo sobre o porquê de se querer ser rico, se ele como índio já faz tudo o que um rico faria.

Vamos à história, Diogo é um ingênuo e promissor pintor que acaba enganado por uma cortesã e deportado de Portugal. Num naufrágio termina chegando ao Brasil onde conhece o amor com as irmãs índias Paraguaçu e Moema (está instaurado o primeiro triângulo amoroso do país). O roteiro ainda guarda reviravoltas, mas é interessante a maneira como o filme aborda os índios, que se fazem de ingênuos e acabam enganando os europeus o tempo todo, pena que outrora não tenha sido assim a realidade e o Brasil talvez vivesse em situação bem diferente.

Diogo Álvares (Selton Mello) Paraguaçu (Camila Pitanga) Isabelle (Débora Bloch) Moema (Deborah Secco) Vasco (Luis Melo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s