Meu Jantar com André

Publicado: outubro 4, 2005 em Uncategorized

(My Diner With Andre, 1981 – EUA)

Ganhou rótulo de filme filosófico. Em suma, em sua parte final realmente faz jus ao rótulo. Nada mais é que um jantar, num restaurante requintado, entre dois amigos que não se viam havia um bom tempo. Um deles é o ator de teatro Wallace Shawn e o outro o diretor teatral Andre Gregory. O argumento do filme vem de uma peça criada por esses mesmos dois protagonistas, no filme eles utilizam seus próprios nomes em personagens fictícios. Dentro da filmografia de Louis Malle (Um Só Pecado/Zaziê e o Metro) apontava-se a tendência para uma fase em que o cineasta buscava aproximar teatro e cinema, vide seu último filme Tio Vânia em Nova York.

O impacto do diálogo está calcado na discussão da realidade, porém até que o filme chegue nesse ponto percorremos um longo caminho tentando exemplificar as diferenças de estilo de vida dos dois. Wallace dirige-se ao restaurante preocupado com as contas para pagar, com o emprego, com as coisas mais corriqueiras que afligem o dia-a-dia da maioria. Quando se encontram, iniciam-se relatos de Andre sobre suas últimas experiências, festas malucas e encontros em florestas com acontecimentos inimaginários e totalmente abstratos.

Durante grande parte o filme é quase um monólogo com Wallace apenas funcionando como ouvinte e no máximo capaz de utilizar interjeições entre os relatos. É uma fase aborrecedora do filme, já ficou mais do que clara a visão de mundo de cada um e o roteiro continua insistindo, insistindo e insistindo. Quando os pontos de vistas começam a se chocar e o monólogo torna-se uma discussão mais filosófica sobre realidade, sobre o estilo de vida da sociedade atual e sobre a capacidade de sair da mesmice e encontrar seu próprio eu, neste ponto já estamos cansados daquela delonga anterior e o impacto da discussão, que é sim interessantíssima e filosófica com citações de grandes gênios como Bertold Brecht e Stanislavsky, dilui-se entre a atenção e a distração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s