O Mundo – 29ª Mostra SP

Publicado: outubro 28, 2005 em Cinema, Mostra SP
Tags:, , ,

omundoShijie / The World (2004 – CHI/JAP) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

“Nos dê um dia e conheça o mundo sem sair de Beijing”, esse poderia ser o slogan do parque temático que funciona como palco para Jia Zhang-ke externar o contraste que se transformou sua nação. A China mergulhou na sociedade de consumo, restaram traços do socialismo (principalmente no poder do Estado em controlar a informação e o transito de seu povo com o mundo lá fora). O boom está expresso nos números da economia, está estampado nas ruas, só não aprenderam ainda a distribuir renda. Viva o capitalismo!

Pela vida cotidiana de alguns funcionários do parque (que guarda miniaturas dos principais pontos turísticos do mundo, Torre Eiffel, Taj Mahal) Jia apresenta uma juventude que é uma geração sem perspectivas, uma sociedade que vai incorporando o Ocidental como quem tenta tirar proveito econômico. Seguranças ou dançarinos que divertem os turistas em frente ao Taj Mahal, à Torre de Pisa. Imigrantes russos cujos passaportes foram tomados. Funcionários da construção civil ou pequenas empresas que fazem cópias de objetos de grife. Em todos eles a desilusão. De estar longe de casa, de viver para o trabalho, e da total falta de perspectivas de ir além da vida massacrante de pequenos alojamentos.

Esse futuro desesperançoso é condensado por Jia em belos travellings ou em planos sequencias (com câmera na mão) por entre os camarins e alojamentos do parque. O descontentamento ressentido sob a cruel ótica do falso documentário, o estilo falsamente desinteressado de Jia (como quem apenas testemunha) é sua arma mais poderosa em transformar em crítica feroz rotinas de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s