Cidade Baixa

Cidade Baixa (2005) 
Uma atualização de Dona Flor e Seus Maridos, à baiana. Num resumo chulo, não passa disso. Com uma roupagem mais moderna, e transferido para o submundo soteropolitano. Além do triângulo amoroso, convivemos com um mundo de exploração sexual, violência, crimes e marginalização. O Brasil sujo que o cinema tanto representa, um submundo de pessoas corrompidas, relações sem escrúpulos e uma intrincada trama de amor.

Deco (Lázaro Ramos) e Naldinho (Wágner Moura) possuem um barquinho, e sobrevivem de pequenos fretes, acabam oferecendo uma carona para a prostituta Karinna (Alice Braga) e dali surge o romance ardente e conturbado. Os três amam, sentem ciúmes e ainda são obrigados a conviver com a profissão que sustenta Karinna.

Na estréia na direção de Sérgio Machado, há uma preocupação de aproximar o público do submundo, e demonstrar uma vida sem glamour. Uma realidade vai, vibrante, meio encardida. Aquela vida de boteco, de quartinhos cheirando a mofo, aquele mundo que gira nojento em torno dos portos. A vida fácil que o crime aparentemente promete, a briga de galos, as boates e suas dançarinas.

No filme de Machado está explícita a malandragem, mas não aquela romântica. Estamos falando da malandragem da sobrevivência, as brigas de bar com facadas e garrafadas, a experiência marota de fugir de encrenca. A força do filme as interpretações destacadas da dupla de feras do cinema baiano, colocando definitivamente seus nomes no cinema nacional. Cidade Baixa é uma historinha repetidas milhões de vezes, mas dessa vez numa atmosfera suja, bem filmada e sangrando pela tela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s