Vinícius

Publicado: novembro 18, 2005 em Uncategorized

(2005)

Depois de assistir ao documentário, aquela figura de Vinicius de Moraes sorrindo, sempre de óculos, copo de uísque na mão e um falar alcoolizado se torna sua própria estampa. Aquilo era Vinicius, o branco mais negro do Brasil, como ele auto-intitulava-se. E de todas suas características a mais marcante e por que não excêntrica, era aquele necessário instinto de se apaixonar, essa necessidade de viver de paixão.
Casou-se nove vezes, muitas vezes com mulheres bem mais jovens, até de amor à primeira vista ele se casou, mas antes disso foi diplomata de carreira no Itamaraty e poeta publicado em diversos países. Depois descobriu a música popular, fundiu as duas artes e criou a Bossa Nova. Rodeado de amigos, compunha e se divertia, amava e cantava, não tinha preocupação alguma com dinheiro, sua casa era uma mesa de bar onde sempre alguém empunhava o violão.
O documentário de Miguel Faria Jr é inovador, traz Ricardo Blat e Camila Morgado encenando textos dele ou sobre ele, grandes intérpretes cantam seus sucessos, a explosão de Garota de Ipanema. Traz também depoimentos, mas também material de arquivo desde sua infância. O filme resgata suas fases, sua juventude, as amizades com Tom Jobim, João Gilberto, Chico Buarque, Toquinho, Edu Lobo, a aproximação maior com a música negra na amizade com Baden Powel. É um filme solto, poético, malandro, gostoso, é Vinícius de Moraes.
Vinícius possuía uma visão ainda mais romântica do amor, endeusava as mulheres em seus versos, tratava-as com carinho exacerbado, assim como deveriam ser tratadas realmente. Suas palavras iam além do eu te amo, provavam esse amor, suas letras sofriam junto com o coração. Vinícius cantou o amor como poucos, viveu a vida como quis e amou as mulheres como pôde. Quase ao fim, um Edu Lobo emocionado, aliado as divertidas histórias de Tonia Carrero dizem tudo sobre quem era Vinícius de Moraes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s