O Fim e o Principio

Publicado: dezembro 27, 2005 em Uncategorized

(2005)

Meu primeiro filme do Eduardo Coutinho (Cabra Marcado Para Morrer/Edifício Master), eu sei que estou atrasado, mas vou pagando minhas dívidas aos poucos, parcelando. O principal interesse era mesmo o de me iniciar na carreira desse importante documentarista brasileiro, porque olhando as críticas, os cartazes, a sinopse, tudo levava a crer que se tratava de um bom filme, onde gente muito simples conta, com boas pitadas de um humor inocente, pequenas histórias de suas vidas simplórias.
Coutinho foi para os rincões do Nordeste brasileiro, mais precisamente no sertão da Paraíba, num pequeno sítio onde vivem 86 famílias ligadas por algum tipo de parentesco. Ele e sua equipe começaram a empreitada sem roteiro, sem locações ou pesquisas, sem uma linha pré-determinada, sem um tema aparente. Queria ligar sua câmera e ouvir histórias, fazer as pessoas falarem. E o que conseguiu foram depoimentos de pessoas simples, já idosas, carregando as marcas da idade pelas rugas no rosto, pelas mãos calejadas de tanto trabalhar na lavoura.
Eles narram, a seu jeito, cheios de graça, e com humor inocente, as pequenas e simplórias histórias de suas vidas. Pois é, o filme é exatamente o que parece ser, e isso não é incomodo nenhum, mas também não faz dessa obra um grande acontecimento. É prazeroso ouvir cada comentário, o jeito tão ímpar de cada um dos moradores daquele lugar tão longínquo dos grandes centros do país, o fervor católico, o princípio de dignidade, as regras de sociedade. É aquela velha história de saber exatamente o que você vai ver, mas é tão gostoso de assistir que você se diverte assim mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s