Terra de Ninguém

Publicado: janeiro 2, 2006 em Uncategorized

(Nikogarsnja zemlja / No Man’s Land, 2001 – ESL)

Alguns soldados da ONU (ou sei lá que raios de organização internacional eram, pouco importa) num tanque de guerra cruzam um campo de guerra. Dirigem-se aos lados adversários e combinam uma trégua de minutos entre sérvios e bósnios. Aquela situação tão absurda de dois pequenos pararem a guerra porque um outro mais poderoso pediu (por que então não pediram para cessar a guerra e pronto? Interesses, não esqueçam dos interesses) me fez lembrar meus tempos de criança quando minha mãe mandava eu e meu irmão pararmos a brincadeira para ir almoçar. Então deixávamos tudo intacto, para voltarmos assim que acabássemos de comer.
A situação proposta no filme é tão ridícula, que se torna brilhante. Contudo, o ridículo é ser cabível, é ter acontecido algo parecido diversas vezes durante essa guerra. O roteiro é original, inteligente, brilhante, a situação é real e, portanto, ainda mais ridícula (situação a que me refiro são essas tréguas momentâneas a pedidos de terceiros). Alguns soldados inimigos ficam presos numa trincheira, na chamada terra de ninguém. Dali não conseguem fugir por estarem na mira dos inimigos, e por haver ainda alguns agravantes. É requisitado auxílio de órgãos competentes que não “participam” dessa guerra, e para agravar a imprensa acompanha tudo ao vivo, o tempo todo.
Danis Tanovic (O Inferno) expõe essa guerra ao ridículo, sem o menor pudor, é ridícula mesmo, está somente refletindo-na como um espelho. Não há cenas, ou diálogos, ou interpretações brilhantes. Há uma idéia, criou-se uma situação, e dali nasceu um filme necessário, sagaz, irônico. Com pouco material Tanovic mostrou o despreparo dos que participam da guerra, o desinteresse dos órgãos internacionais, o absurdo daquela disputa. Disputa essa por interesses comerciais, porque a população não ganhou, ou ganhará nada com isso, pelo contrário.

Chiki (Branko Djuric) Nino (Rene Bitorajac)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s