A Fraternidade é Vermelha

afraternidadeevermelhaTrois Couleurs: Rouge (1994 – FRA/POL/SUI) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

O projeto da trilogia surgiu em virtude do bicentenário da Revolução Francesa. A ideia simples, três filmes representando as tr6es cores da bandeira francesa, e o que representam cada uma daquelas cores (liberdade, igualdade e fraternidade). Foram filmados simultaneamente, e lançados em sequencia, nos 3 Grandes Festivais. A trilogia é encerrada com muita sutileza, naquele que muitos consideram o melhor de todos (eu prefiro A Liberdade é Azul)

O vermelho está espalhado por todos os lugares, não há aonde não encontrá-lo. A trama carrega muito do acaso, mas, além disso, de como as pessoas interferem na vida das outras, até mesmo involuntariamente. Conhecer uma pessoa, ou se relacionar mais profundamente com outra, abre um oceano de possibilidades, de mudanças na vida. Como se os destinos fosse sendo traçados a cada escolha.

Uma modelo (Irène Jacob) atropela uma cadela na rua. Sem saber o que fazer descobre, na coleira, o endereço do dono. Lá conhece um ex-juiz (Jean-Louis Trintignant) que vive espionando as conversas telefônicas de seus vizinhos. Aquela situação repugnante, de um homem ultrajante, que perdeu a vontade de viver, ao invés de causar repulsa, estranhamente transforma-se em amizade.

A relação que se estabelece muda profundamente a vida de ambos. O ex-juiz guarda algo de misterioso, e os encontros, pouco a pouco, transformam o comportamento deles, a influência é fatal. No final um encaixe com os dois filmes anteriores, faz da seqüência final um brilhante desfecho para a trilogia, e principalmente uma bela homenagem aos ideais da Revolução Francesa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s