A Lei do Desejo

aleidodesejoLa Ley del Deseo (1986 – ESP) estrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinza

A Lei do Desejo é um título mais que pertinente, é como se nessa micro-sociedade, exposta por Pedro Almodóvar, essa fosse a lei principal a reger as pessoas, a reger seus corpos, seu instintos. O amor está sempre envolvido, mas é o desejo a suprema força capaz de envolver esses estranhos personagens. Estranhos porque, como muitos sabem, Almodóvar é obcecado pelo bizarro, pelo esquisito, pelo repulsivo.

Não gosto do filme, mas sei perceber que o desejo está impregnado em cada cena, em cada movimento de câmera, em cada gesto dos atores. Um escritor apaixonado (Eusebio Poncela) vive crise com seu parceiro, que se mudou para uma cidade litorânea, simultaneamente inicia uma relação de puro desejo com um estranho (Antonio Banderas). Por mais claro que escritor tente deixar sobre seus sentimentos, o estranho é possessivo, e o desejo sem limites é a faísca para a fogueira que essa relação vai se tornar.

Almodóvar não tem vergonha em retratar que uma parcela das relações homossexuais preza pela promiscuidade, é como se ele quisesse dizer que essas relações são menos hipócritas já que o desejo é um instinto humano. Os relacionamentos do filme são mais honestos em aceitar e entender o desejo, não o tratando como infidelidade. Uma proposta complexa e delicada, e completamente impossível à sociedade de modo geral. Por outro lado, Almodóvar trabalha camuflando seus personagens com o bizarro e o estranho. O leve tom de suspense, o roteiro pobre que não foge do trivial, tudo está camuflado pelo homossexualismo e pela intensidade de desejo.

Mas nem tudo está perdido, num travelling, já no final do filme, Almodóvar mostra sua marca. Todos esperam o desenrolar dentro do apartamento, tensão. A câmera focaliza os carros de polícia, os policiais e outros pedestres que olham para as janelas do apartamento, uns fumam, outros apenas olham. Uma cena linda, a sirene dos carros de polícia, uma parada estratégica que mais intensifica do que alivia as tensões.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s