De Salto Alto

desaltoaltoTacones Lejanos (1991 – ESP) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

Após quinze anos distantes, mãe (Marisa Paredes) e filha (Victoria Abril) reencontram-se em Madri. Rebecca escondeu do marido que é filha de sua ex-amante (uma filha que se casa com o ex-amante da mãe, isso não pode acabar bem), e agora há tensão para o reencontro de Becky e Manuel. Um mês após o encontro, ele é encontrado morto num chalé. O casamento estava em crise, mantinha uma amante, e voltara a viver seu caso com sua atual sogra. Suspeitas para o crime não faltam.

O comportamento da filha demonstra a necessidade secreta de competir com a mãe, de ser igual a ela, mais precisamente, de ser melhor que ela, de ter o que a mãe tem. Acrescente a isso os ingredientes de um filme de Pedro Almodóvar, e, portanto,  travestis, o vermelho berrante, viciados e traficantes, bizarrices, o mundo das artes (cinema, teatro e música). Enquanto prosseguem as investigações, a relação mãe e filha é intensa, os sentimentos afloram, verdades chegam à tona.

Diria que é um Almodóvar pouco inspirado, se a trama rocambolesca funcionava eficazmente em Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, aqui o artifício incomoda, só faz a trama patinar. A figura dupla do juiz Dominguez é dura de engolir, talvez pela interpretação no pior estilo canastrão, talvez pelo absurdo de sua existência. O que mais segura o filme é o estilo próprio de Almodóvar, e a figura fatal, doce e nebulosa de Victoria Abril. Seu cabelo Chanel, seu ar sexy sob o salto alto, e seu estilo decidido, criam uma personagem enigmática, frágil e saborosamente intrigante.

 

Anúncios

Um comentário sobre “De Salto Alto

  1. Pingback: 38ª Mostra SP |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s