O Amor aos 20: Episódio Antoine e Colette

antoine-et-coletteL’ Amour à Vingt Ans: Antoine et Colette (1962 – FRA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Assistir a saga completa de Antoine Doinel e perder esse pequeno episódio seria lamentável, como um quebra-cabeças incompleto. Você consegue distinguir perfeitamente a figura, mas as peças ausentes incomodam, não te deixam apreciar o todo. Primeiro porque perder algumas das peripécias de Doinel (Jean-Pierre Léaud) é uma perda irreparável, começando pelo despertador, atrelado à vitrola, que o desperta pelas manhãs.

Este curta de Françcois Truffaut é dos cinco segmentos desse filme-coletivo sobre o amor, filmado em diversos países com outros renomados diretores no comando. Nosso desajeitado, Don Juan, é o rei das paixões definitivas, dos amores avassaladores. Avista uma linda jovem e a deseja compulsivamente, passa a segui-la, faz de tudo para se encontrarem pelo bairro, até que surge a oportunidade de iniciarem uma conversa. Entre eles surge amizade, pelo lado dela não passa disso. Doinel passa a freqüentar a casa de Colette (Marie-France Pisier), a família da garota se encanta pelo rapaz, praticamente o adota. Ele se muda ao apartamento em frente ao dela, declara-se, mas ela só o tem como amigo.

Como descrever a satisfação ao assistir Doinel na varanda de sua nova morada, e Colette e sua família surpreenderem-se com tal surpresa. Só mesmo Doinel seria capaz de uma deliciosa sandice como essa. Sua forma de abordar a moça, a maneira como descreve seu trabalho na indústria fonográfica, a hilária cena da tangerina. E principalmente quando se recorda, com o amigo que o acolheu em Os Incompreendidos, o momento em que o pai do garoto vê fumaça no quarto e finge não ver os pés de Antoine escondido atrás da cama. Já estou com saudades do inesquecível Doinel.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s