Matador

matadorMatador (1986 – ESP) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

 

Um dos mais interessantes, entre os menos celebrados filmes do espanhol Pedro Almodóvar. No epicentro as semelhanças entre sexo e touradas. O início é bruto, um homem masturbando-se ao assistir um filme de terror na tv. Depois, o mesmo homem ensina seus alunos a técnica para matar o animal durante uma tourada. Simultaneamente, uma mulher pratica sexo com um desconhecido, seus movimentos condizem perfeitamente com a aula, que está sendo ministrada (belos cortes simultâneos entre aula e sexo), até o momento crucial em que ela crava em seu parceiro um objeto pontiagudo, na mesma posição que o professor demonstrava como deve ser feito com o touro. O espírito do filme foi exposto.

Para dissecar melhor esse espírito, Almodóvar enche a história de personagens. O macabro dá espaço ao bizarro, e principalmente o confuso (que tanto instigava o cineasta). Essa é a fase menos interessante do filme, Antonio Banderas domina esse trecho, interpretando um jovem vivendo com sua mãe católica fervorosa, o rapaz está intimidado por sua virgindade, tenta estuprar a vizinha, e termina assumindo crimes que não cometeu. A crítica ostensiva a religião é o ponto principal dessa fase, o restante se encaixa como elo entre os verdadeiros personagens cruciais.

Rapidamente o mistério começa a desenvolver-se e o que prometia ser apenas um filme de suspense, apresenta-se como uma bizarra história de amor. Um sentimento explosivo fortalecido pelo prazer de matar: amor, sexo e prazer, morte, touradas, quem poderia imaginar que essa união causaria um amor inflamado, ardente, definitivo. O final vai te conquistando, nem tanto pelos momentos decisivos, muito mais por aquele sentimento que toma conta dos dois corpos, lá se foi o limite da razão, chegaram ao limite do prazer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s