O Ilusionista

Publicado: dezembro 10, 2006 em Uncategorized

O Ilusionista (The Illusionist, 2006 – EUA)

Aquela velha história, batida e cansada, da aristocrata que se apaixona por um camponês, e obviamente os familiares dão um jeito de os separar. Anos mais tarde um reencontro, um vilão que não irá permitir a manifestação desse amor, pois tem interesse em se casar com a bela aristocrata. Quem agüenta rever essa história contada de maneira tão convencional e pouco criativa?
Há todo o lado do ilusionismo, que começa por entreter e desemboca num princípio de discussão religiosa. Divertir-se com as mágicas apresentadas é pouco. Aprovar a reconstituição de época impecável, e o sempre correto Edward Norton, também não são aspectos que nos surpreendam. Neil Burger até consegue imprimir um ritmo narrativo agradável, seu filme corria pelo regular até seus três minutos finais.
Quando estamos dando o filme por encerrado, prontos a levantar da cadeira, surge o suposto grand-finale. Que coisa mais ridícula! Não há palavra capaz de exprimir o quão absurdo, despropositado e infeliz é o desfecho do filme. Se o joguinho entre Eisenheim (Norton) e o príncipe-herdeiro Leopold (Rufus Sewel), corria pelos clichês do gênero, pelo menos não parecia absurdo, mas aquele minuto de lucidez do inspetor-chefe Uhl (Paul Giamatti) é mais que descartável, é detestável.
Depois daquilo tudo, fica difícil encontrar coisas interessantes em O Ilusionista, a direção de Neil Burger é convencional, o romance pouco animador, os personagens rasos e as interpretações fracas (exceto Norton). Tinha tudo para agradar aqueles que buscam um entretenimento mais superficial, se bem que havia algum pano de fundo histórico que poderia ser bem aproveitado pelos mais ligados (a força do império húngaro na Europa), porém o resultado final demonstra que a história só pretendia contar mais do mesmo e terminar com um artifício genial, infelizmente ficou no genialmente horroroso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s